quarta-feira, 19 de maio de 2010

CARTA DE UMA MENININHA

Muitos dos momentos mais bonitos e emocionantes da minha infância foram vividos dentro do teatro Nydia Licia, na Av. Domingos de Morais, em São Paulo, nos anos 70. Ali assisti a muitos espetáculos dirigidos ao público infantil, dos quais me lembro até hoje! Mas a melhor sensação – que talvez eu só compreenda melhor hoje, depois de adulta – era a de me sentir respeitada e contemplada como criança que eu era. O que eu via me encantava. Com o coração batendo de felicidade, eu ia ao teatro e tudo o que vi naquele palco com certeza me influenciou para o resto da vida, e influenciou minha escolha de também estar, como artista ou como professora, sempre entre as crianças.

Minha mãe, que já não está mais por aqui, era uma apaixonada pelo teatro. Quando ela me ajudava a me vestir, a pôr meu casaquinho de lã vermelha antes de sair de casa, e me dizia: “Hoje vamos assistir a uma peça no Teatro Nydia Licia”, eu já sabia que o espetáculo teria um “quê” de diferente. Produções mais bem cuidadas? Atores mais preparados? O que eu sei é que, como criança, eu sabia e percebia que as coisas ali eram diferentes. Minha mãe também se referia à Nydia Licia com grande respeito e admiração: “é uma grande atriz de teatro”, ela dizia. E eu me perguntava, às vezes, se um dia eu teria a sorte de vê-la, quem sabe, atuando naqueles espetáculos infantis… tinha curiosidade de vê-la em cena, aquela moça tão importante para mim, e para minha mãe.

Nunca assisti à Nydia num espetáculo infantil, mas aprendi a respeitá-la como uma artista que pensava nas crianças, e que por isso tinha um teatro onde se fazia teatro para elas. Fico muito feliz por ela continuar linda e – como o Dib diz – um ser de luz… Nydia Licia, quero dizer aqui que essa luz brilhou muito na minha vida de menina, e de alguma forma me guiou, estando dentro de mim até hoje.

Paula Zurawski
Furunfunfum


- Você pode ver mais clicando aqui no blog do Dib Carneiro, inclusive a respeito da linda homenagem à Nydia Licia no FEMSA 2010 -

Nenhum comentário: