quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Redenção da Serra

Na Prosa dos Ventos, a gente acredita que no teatro infantil, o que importa é contar bem uma história, sem precisar se preocupar em exaltar o valor da amizade ou a importância de se defender o planeta. Acho que foi Ana Roxo que um dia disse que “se quer passar uma mensagem, manda um telegrama”. E cada vez mais a gente acredita que uma história bem contada pode abrir inúmeras leituras.

No dia 25 de outubro, participando do 5º Litoral Encena, estivemos em Redenção da Serra e pudemos ver como isso é verdade. Depois da apresentação de Ciranda das Flores, ficamos sabendo que existe um trabalho muito grande dos professores para acabar com o preconceito que existe das crianças que moram na cidade com as crianças que moram na zona rural. Ah, e ainda tem o preconceito que existe com as crianças que vêm do quilombo que existe ali perto. Por conta dessa situação, a peça teve um impacto diferente sobre as professoras, que viram elementos muito fortes para trabalharem esse tema em sala, coisa que nunca passou pela nossa cabeça quando criamos o espetáculo.
Escultura na entrada da cidade, celebrando a Abolição

É triste saber dessa situação em uma cidade que tem um passado histórico muito forte, tendo sido a primeira no Estado de São Paulo a libertar seus escravos. Daí o nome, Redenção da Serra.

Apesar deste não ser o foco da peça, ficamos felizes em saber que, de alguma forma, talvez a gente tenha ajudado neste trabalho importantíssimo que a escola vem fazendo. A gente só pode elogiar essa preocupação e desejar que eles tenham muito sucesso. De nossa parte, isso também nos motiva no nosso propósito de contar histórias cada vez melhores, sem a preocupação de ter um personagem que incentive as crianças a escovarem os dentes, por exemplo.

Nenhum comentário: