quinta-feira, 12 de agosto de 2010

LENÇÓIS PAULISTA - CIDADE DO LIVRO

No dia 08, fomos para Lençóis Paulista (a convite da Prefeitura – ui, que chique!), para uma apresentação na Casa da Cultura Profª Maria Bove Coneglian”.

E sabe o que aconteceu?

Todo mundo da Cia Prosa dos Ventos ficou com vontade de se mudar para Lençóis Paulista!

Também, a gente descobriu uma porção de coisas! Por exemplo:

- Você sabia que a cidade é conhecida como a Cidade do Livro? Pois é...

- Você sabia que eles têm a maior Biblioteca Pública do Interior do Brasil, com um acervo de mais de 100 mil livros? Pois é...

- Você sabia que a Casa da Cultura (aí na fotinho) conta com salas para aulas de música com instrumentos diversos, aulas de canto, teatro, dança e pintura, loja de artesanato, sala de pesquisa teatral e sala de pesquisa musical? Ah, e que os cursos são todos gratuitos? Ah, que eles até tem um carro decorado que nem de super herói? Pois é...

Lá a gente respira cultura! (e mexe na sala de instrumentos. Olha o Elcio, o Cris, o Dani e a Helena brincando de orquestra sinfônica. Foi o Fabio que tirou a foto. Ai ai ai!)

Além de ser a sede da Diretoria de Cultura Municipal, a Casa abriga a Orquestra Municipal de Sopros , o Coral Municipal, e também a Cia. Teatral Atos & Cenas!O grupo já tem mais de 20 anos de vida e muitas peças no currículo!!!!! E cá pra nós: quantos grupos aqui de São Paulo sobrevivem, com talento, há tantos anos? É difícil...

E como se não bastasse, o pessoal foi super-hiper-mega acolhedor!

Nós tivemos o privilégio de fazer uma visita guiada por alguns membros da companhia (um deles é o Rogério, esse moço-fofo de vermelho. Do lado esquerdo é o Dani, da Prosa, e de costas... bom, esse é o Cris, também da Prosa, xeretando alguma coisa do acervo e acabou ficando de costas na fotinho).

Eles nos mostraram a sala de figurinos, de cenários e o Centro de Memória, com um acervo impressionante!

São textos teatrais, livros e matérias de jornais e revistas sobre teatro.

Agora, algumas dicas ótimas:

Se você tem um grupo e quer encontrar uma crítica sua de... sei lá...1996, por exemplo! Lá é o lugar!

Se você tem um acervo pessoal - seja de textos, programas, ou mesmo figurinos e cenários - quer se desfazer dele e não sabe para onde mandar, lá é o lugar.

E se você ficou impressionado com essa cidade que se preocupa tanto com a cultura, pegue a estrada! Lá é o lugar!

Não deixe de dar um pulinho na Casa de Cultura pra conferir tanta coisa bacana. Quem sabe você não encontra por lá o Junior, o Ricardo, o Rogério ou o Nilceu (que, aliás, é o diretor de Cultura da cidade).

Quer cultura? Lá é o lugar!

(se não quiser pegar a estrada neste momento,

viaje on line aqui neste link e boa navegação!)



Nenhum comentário: